sábado, 12 de abril de 2014

MINISTRO GILBERTO CARVALHO MANIFESTA APOIO AO PL 21/11

O ministro Gilberto Carvalho, sentado ao lado da presidenta do Cenarab (Centro Nacional de Resistência Afro-brasileira), Makota Celinha. Passando em frente à mesa, à direita, o militante petista José Bonomo, das origens do partido.
O secretário geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, reuniu-se com movimentos sociais em Belo Horizonte na quinta-feira 10 de abril. O tema do encontro foi 'O Brasil, a copa e os movimentos sociais'.

Após o evento, o PL 21/2011, de autoria do deputado Delegado Protógenes Queiroz (PCdoB - SP), foi pauta de conversa entre este blogueiro e o ministro. O projeto eleva penas para os crimes de desvio de dinheiro público e peculato para 12 a 30 anos e obriga o judiciário a julgar com prioridade os processos de crimes de corrupção. Gilberto Carvalho disse ter muito apreço pelo deputado e que considera importante e necessária a aprovação do PL 21, garantindo apoio de sua secretaria no sentido dessa aprovação.

Falamos também sobre projeto de lei enviado pelo ex-presidente Lula ao Congresso em fevereiro de 2010, que foi votado pelo congressistas em agosto de 2013 e sancionado pela presidenta Dilma, gerando a lei 12846/13, que penaliza empresas pela prática de atos lesivos à administração pública, nacional ou estrangeira, em vigor desde 29 de janeiro.

Foram passadas ao ministro matérias impressas do blog sobre o PL 21, além de outra, uma reportagem feita em Garanhuns e Caetés em novembro de 2002, quando Lula visitou suas 'cidades natais' pela primeira vez após sua eleição. (Caetés, onde Lula realmente nasceu, hoje emancipada, era distrito de Garanhuns à época de seu nascimento.)

Ao receber esta última, e ao conversarmos sobre a eleição de Lula e sua visita às cidades, Gilberto Carvalho remeteu-se àquela época e disse da necessidade do PT e seus filiados resgatarem o sentimento e a militância daqueles tempos, para aprofundar reformas necessárias ao país. Naquela época a esperança venceu o medo.

Nenhum comentário: