domingo, 23 de maio de 2010

FIM DA MANIPULAÇÃO: POVÃO DETERMINA OS RUMOS

DOCUMENTO DA INTERASSOCIAÇÃO, ORIENTATIVO DAS INTERVENÇÕES DE MÔNICA REIS, CUJO CONTEÚDO ELA NÃO TEVE COMO CONCLUIR DEVIDO AOS DEBATES QUE SE DERAM (CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)
.
.

ROQUE MARCIANO, DIRETOR DA ASSOCIAÇÃO DO BAIRRO JOÃO XXIII, LADEADO PELO REPRESENTANTE DO BAIRRO PRAIA, ZACARIAS (à direita), E PELO PRESIDENTE DO SINTSEPMI, JOSÉ DA PENHA (à esquerda). ATRÁS, USANDO ÓCULOS, A REPRESENTANTE DA COORDENAÇÃO DO CLUBE DE MÃES, LUÍZA BARCELOS. AO FUNDO, À DIREITA, O CONSELHEIRO DO CODEMA, FRANCISCO CARLOS, E À SUA FRENTE, O PRESIDENTE DO PPS, JOSÉ LUIZ
.
.


O REPRESENTANTE DA OAB, JOSÉ VITAL (à direita): "TRANSPARÊNCIA É ALGO SUBJETIVO"
.
.


JOSÉ ANTÔNIO LOPES, PRESIDENTE DA ACITA: TENTANDO REGER A MÚSICA COMPOSTA PELO GRUPÃO. A ORQUESTRA NÃO ACOMPANHOU
.
.


MÔNICA REIS, PRESIDENTE DA 'INTER': COM A MENTE ILUMINADA
.
.


ALZIRA MARTINS, REPRESENTANTE DA CRECHE 'NOSSO LAR', E MOZART ALVES, DIRETOR DA INTER: BATENDO-SE PARA QUE A 'INTER' ACEITASSE LIDERAR
.
.


HAMILTON (em pé), PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DO BAIRRO CÔNEGO GUILHERMINO: "ESTAMOS TRAÇANDO O PERFIL DOS CANDIDATOS"
.
.
Ocorreu neste domingo em Itabira um encontro entre espíritas kardecistas de várias cidades de Minas. O acontecimento é bem oportuno, tendo em vista o sucesso do filme "Chico Xavier", sobre a vida do fabuloso médium e humanista mineiro.
.

Outro motivo é que espíritas da cidade estão francamente envolvidos na composição do 'movimento apartidário' que pretende apoiar candidatos de Itabira nas eleições parlamentares deste ano. (CLIQUE AQUI PARA LER) A reunião anterior do grupo de entidades deu-se, inclusive, na creche Nosso Lar, mantida por um grupo espírita local, na terça-feira 11/5, representado ali por Alzira Martins da Costa. (CLIQUE AQUI PARA LER)
.

.......................ESPERANÇA FRUSTRADA.......................
.

Na última quinta-feira, 20/5, nova reunião ocorreu, na sede da Interassociação de Amigos de Bairros. (CLIQUE AQUI) A Acita, a seção itabirana da OAB, a representante da creche, o diretor da 'Inter' Mozart Alves e todo o grupão que (des)governa Itabira pretendiam que a Interassociação presidisse o movimento. A proposta já havia sido feita no encontro anterior.
.

Porém, Mônica Reis, presidente da entidade, frustrou a expectativa deles. Além de rejeitar a liderança, colocou condições para a instituição dar seu apoio. A enorme contrariedade dos citados acima estampou-se. Os vários líderes comunitários presentes manifestaram seu apoio a Mônica.
.

Ela foi extremamente crítica aos políticos da cidade, afirmando que os representantes das comunidades, e os próprios moradores dos bairros, estão cansados de promessas vazias. A indignação contra os políticos locais foi manifestada sem receio pelos diversos líderes presentes. O grupão da maracutaia não amedronta mais.
.

Mônica Reis lembrou inclusive a promessa de campanha de Izael de garantir internet gratuita para a população, não cumprida. Se o governo quisesse mesmo promover a inclusão digital - sem maracutaias - isso já poderia ser uma realidade itabirana. O orçamento municipal é fabuloso. (Conversamos sobre isso na última sexta-feira com o secretário de Governo, Oldeni Santos. Aguardem a matéria)
.

Reclamou ainda da falta de estrutura da 'Inter': "Nós podemos apoiar o movimento se nossos critérios forem aceitos, mas estamos com muitas atividades até novembro, e não temos como pegar mais essa responsabilidade. Também não temos condições financeiras para ajudar, porque nós estamos sem dinheiro até para manter nossas atividades regulares".
.
.............................FICHA LIMPA.........................
.

A presidente, ao iniciar a exposição dos critérios exigidos pela Interassociação, deixou claro que a entidade não apoiará corruptos ou alguém que esteja passando por problemas judiciais, em nítida referência a quem possa responder por desvio de dinheiro público, maracutais diversas ou outras questões de interesse público que impliquem repúdio social. Exigiu: "O candidato tem que ter ficha limpa".
.

E continuou: "O mandato tem que ser popular". E mais: "O candidato tem que amar a transparência. Parar com falsas promessas, a população não aguenta mais".
.

Nesse momento, foi interrompida pelo advogado José Vital, ansioso, que representava a Ordem dos Advogados do Brasil. Falou muito, para concluir: "Mônica, esse critério de transparência é subjetivo. Como vamos saber se o candidato é transparente antes de ser eleito? Não tem jeito".
.

O equivocado José Vital foi interrompido por este blogueiro: "Claro que é possível saber se os candidatos defendem a transparência, há critérios objetivos. O candidato teria que se manifestar favorável à transparência no trato de questões de interesse público, e sua vida mostrar que ele é coerente. No próximo dia 28 entra em vigor a lei da transparência. Municípios com mais de 100 mil habitantes terão que divulgar para a população os gastos, detalhadamente. Nem seria necessário lei para isso, quem não gosta de maracutaia não tem problema em ser transparente no uso do dinheiro público. Se o prefeito João Izael quisesse, a prefeitura já teria seu portal da transparência com tudo detalhado".
.
..............................POLÍTICOS CRITICADOS.........................
.

Mônica Reis foi constantemente interrompida pelo presidente da Acita, José Antônio Lopes, pela representante da creche Nosso Lar e por José Vital, ficando impedida de continuar apontando os critérios. Bem menos por Mozart Alves.
.

Os líderes comunitários presentes também se pronunciavam, manifestando-se vigorosamente a favor dela, e fizeram severas críticas aos políticos locais. Também o presidente do sindicato dos servidores públicos municipais, José da Penha, prestou solidariedade a Mônica Reis.
.

Este blogueiro lembrou ainda que há uma Emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) que destina até 1% do Orçamento para subvencionar projetos sociais executados pelas associações de bairro, e que basta um decreto do prefeito para regulamentá-la. Seria uma forma do povo decidir em que aplicar o dinheiro público. Só para este ano poderia atingir R$ 2.300 milhões. Os líderes comunitários se manifestaram indignados com a não-regulamentação.
.

(É a Emenda 010/2003, inserida no artigo 170 da LOM. Dispõe sobre a criação de um Fundo para ser aplicado conforme acima. Estabeleceu um prazo de até 180 dias para ser regulamentada pelo ex-prefeito Ronaldo Magalhães (PV), através de Decreto ou por Projeto-de-lei do executivo, a ser votado pelo legislativo, criando o Fundo. Até hoje isso não ocorreu.)
.

..............................PERFIL DEFINIDO........................
.

Em nervosa intervenção, o presidente da Acita pediu: "Precisamos do apoio da Inter. Sem essa entidade fica muito difícil levar o movimento. A Acita não pode tomar a frente, ela já tem o nome vinculado a uma única classe, que são os empresários. A Inter abrange todos os bairros. Além disso, devido a erros de diretorias anteriores, nós carregamos o estigma que temos uma tendência política, porque diretores anteriores apoiaram diretamente alguns candidatos. Infelizmente, se não conseguirmos definir uma liderança, o movimento pode nem existir."
.

Mais à frente, sugeriu que a OAB ou a Coordenação do Clube de Mães lidere o movimento. Possivelmente será a OAB, caso o 'movimento apartidário' não se desintegre. A representante do Clube de Mães, Luíza do Carmo Barcelos, colocou-se, durante a reunião, solidária com os critérios e posições adotadas pela Inter e líderes comunitários.
.

Quando, irritada, a representante da creche Nosso Lar disse que o importante era escolher o líder do movimento, e que a escolha dos critérios e candidatos seria numa etapa posterior, foi interrompida pelo presidente da Associação do Bairro Cônego Guilhermino, Hamilton: "Nós não estamos escolhendo candidatos aqui, estamos definindo o perfil que qualquer candidato que venha a ser apoiado tem que ter".
.

Também o conselheiro do Codema, Francisco Carlos Silva, o popular Chico Fubá, prestou solidariedade à posição adotada pela Inter.
.

Com todo o debate formado, Mônica Reis não conseguiu falar todos os critérios exigidos pela Interassociação. Mas no dia seguinte, procurada por este blogueiro, passou-nos a folha onde os havia anotado juntamente com outros ítens que conduziriam suas intervenções. (ver imagem no alto)
.

.................................FEITIÇO QUEBRADO.....................

O povo itabirano, em grande parte representado pelas associações de bairro e pela Inter, quer respeito, e conhece a força das associações. Não se curva mais aos desmandos do grupão da maracutaia, nem às suas ameaças de retaliação. O povo itabirano já sabe que, se dormir, a dor não passa. Foi pra rua beber a tempestade.
.

Este blogue está incomodando muito o grupão. A Interassociação e os líderes populares presentes assumiram como necessários todos os critérios postados em nossa última enquete (ver no alto, à direita), para apoiar algum candidato. Inclusive o do domicílio eleitoral em Itabira, que lembramos lá em nossa intervenção. E a violenta reação do grupão se deu já no sábado. (CLIQUE AQUI PARA LER) É o que sabem fazer. Mais fortes são os poderes do povo.
.

Como iniciamos falando de Chico Xavier, nada como terminar com um pensamento seu:
.

"A gente pode morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos, numa cidade mais ou menos, e até ter um governo mais ou menos. A gente pode dormir numa cama mais ou menos, comer um feijão mais ou menos, ter um transporte mais ou menos, e até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro. A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos... TUDO BEM!O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum... é amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos, namorar mais ou menos, ter fé mais ou menos, e acreditar mais ou menos. Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos."

13 comentários:

Anônimo disse...

Vale aqui recitar o conhecido refrão: "O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO!!!"

O povo tem o direito de escolher o candidato(a) que REALMENTE defenda os seus interesses. Chega destes politicos (para não dizer bandidos) que só defendem os seus interesses e de seus grupos.

... e o povo sabe muito bem quem são eles.

Anônimo disse...

Muito legal! Tô admirado com a posição da Inter, presidida pela Mônica Reis. O povo sabe que está uma merda o governo e sabe a hora de agir em busca de algo melhor para sociedade. estamos no caminho certo, e é com a força do povo que vamos conseguir tirar este grupão da maracutáia do poder. Faço uma observação: A posição que a Inter vem tomando neste últimos dias [é a prova concreta da democracia, até aí tudo bem! Mas nos órgãos chapa branca da cidade, agente não vê Nada falando da frustração da Acita para com o movimento. A Defato apenas veiculou uma "informaçãozinha", nem foto colocaram. Quando o assunto é importante e compromete a vitalidade do grupão, ninguém fala! Parabéns Zanon! Bela matéria.

Anônimo disse...

Zanon, parabéns por esse seu trabalho maravilhoso em favor de Itabira.

Zanon, parabéns por esse seu trabalho maravilhoso em favor de Itabira.

Zanon, parabéns por esse seu trabalho maravilhoso em favor de Itabira.

Zanon, parabéns por esse seu trabalho maravilhoso em favor de Itabira.

Zanon, parabéns por esse seu trabalho maravilhoso em favor de Itabira.

Zanon, parabéns por esse seu trabalho maravilhoso em favor de Itabira.

Zanon, parabéns por esse seu trabalho maravilhoso em favor de Itabira.

Zanon, parabéns por esse seu trabalho maravilhoso em favor de Itabira.

Zanon, parabéns por esse seu trabalho maravilhoso em favor de Itabira.

Zanon, parabéns por esse seu trabalho maravilhoso em favor de Itabira.

Zanon, parabéns por esse seu trabalho maravilhoso em favor de Itabira.

Zanon, parabéns por esse seu trabalho maravilhoso em favor de Itabira.

Zanon, parabéns por esse seu trabalho maravilhoso em favor de Itabira.

Zanon, parabéns por esse seu trabalho maravilhoso em favor de Itabira.

Zanon, parabéns por esse seu trabalho maravilhoso em favor de Itabira.

Anônimo disse...

PREZADOS ... Estou vendo que a ERA DO PRESIDENTE RONMANOEL QUE QUEBROU A ACITA E TENTOU DIRECIONAR OS RUMOS POLITICOS DA CIDADE VOLTOU A COM O JOSÉ ANTONIO E SUA DIRETORIA! ABRAM OS OLHOS PARA OS INTERESSES PESSOAIS DE UM PEQUENO GRUPO EM DETRIMENTO DOS INTERESSES COLETIVOS. O ZÉ ANTONIO NÃO É AQUELE CONHECIDO POR IDÉIAS BIRUTAS E COMO O PAPAGAIO. SÓ ELE QUEM FALA!!! ENTENDO POR QUE ENTERROMPEU A PRESIDNTE DA INTER.

Anônimo disse...

Luiz você acabou com os sonhos políticos e de continuar as maracutaias dessa curriola. Fiquei sabendo que Ronaldo Magalhães tá em desespero por causa dos critérios da inter. Vai tomar ferro se sair candidato esse ano. O povo perdeu o medo, é o fim do grupão.

Anônimo disse...

Ruiu. O grupão ruiu. Eles estão desesperados. Ruiu, o grupão ruiu. Ruiu. Fora, fernando silva, o embaixador da baixaria. Suas artimanhas nazistas não tem mais vez na cidade. Está todo mundo prevenido contra elas.

Anônimo disse...

Voce meu caro Luiz e os demais que se intitulam anonimo "inclusive eu" nao conhecem o POVO, tao aclamado e lembrado. Sabe o que vai acontecer ?? lhes digo,, essa turma vai ser reeleita novamente e novamente sabe porque ?? Sao extremamente organizados, tem dinheiro, sabem manipular e o principal a oposição é tao otaria e burra que so ajuda. Boa Sorte,,,

Luiz do Mosaico disse...

VOCÊ TEM MESMO CERTEZA DE QUE É ANÔNIMO? E NÃO GOSTA DO POVO SER LEMBRADO E ACLAMADO? AMIGUINHO, A TURMA DO FHC TAMBÉM FALAVA QUE NUNCA SAIRIA DO PODER. VOCÊ NÃO SABE COMO É INCRÍVEL A FORÇA QUE AS COISAS TÊM QUANDO ELAS TÊM QUE ACONTECER. LEIA BONS LIVROS, ESQUEÇA A CARTILHA DO GRUPÃO.

Anônimo disse...

Zanon, Zé Vital foi no encontro representando a OAB, falou em nome dela. Quer dizer então que a OAB acha que transparência é subjetiva????????? Um prefeito apresentar documentos de como gastou o dinheiro público é subjetivo???????? Aquele caso que Zé Vital aprontou quando foi candidato a prefeito é subjetivo????????? Maracutaia com dinheiro público é subjetivo????????? Então objetivo são só os objetivos deles. Os demais membros da OAB em Itabira vão deixar a entidade ser achincalhada assim objetivamente por um associado????????? Ou eles são todos subjetivos??????????

Anônimo disse...

Voltou essa fala decorada de que "não tem jeito, eles vão ganhar de novo" ô isso já tá saturado e nun cola mais. Sai daí anu branco.

Anônimo disse...

ChÔ.
Chô.
Chô, grupão.

Anônimo disse...

Espero que a Mônica não se venda ao grupão.

A obra fica pronta em outubro, mas a De Fato já "adiantou o assunto" justamente no momento em que a Inter impõe condições ao grupão.


1ª fase da obra de construção da nova sede da Inter fica pronta em outubro
24/05/2010 16h16
Mônica Reis define o momento como único na história da entidade em Itabira. Segundo ela, o objetivo só está sendo alcançado graças ao apoio maciço de representantes da sociedade.

Valores
A obra custará R$ 530 mil. Da verba, R$ 20 mil, que foram usados no primeiro passo, foram adquiridos no “Show de Prêmios”. R$ 180 mil foram captados através de uma Emenda Parlamentar do então deputado Ronaldo Magalhães. Os valores foram divididos em duas parcelas de R$ 90 mil. A construção possui 256 m².

http://www.defatoonline.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=10274

Anônimo disse...

Tem Mãe Dinah e tem também "Mãe deFato Online".