domingo, 4 de abril de 2010

A OPORTUNIDADE JOGADA FORA : NOS CAMINHOS DO DESVARIO

O GRANDE FÍSICO TIÃO GALILEU, FILOSOFANDO SOBRE A INAÇÃO IRREPARÁVEL DO GOVERNO JOÃO IZAEL
.

No dia 18 de março publicamos o post "EXPLIQUE MAIS ESSA, JONJONES!!!", informando sobre a oportunidade que Itabira teve de trabalhar para obter a instalação de uma siderúrgica no município. No dia seguinte, no post "SOBRE EQUÍVOCOS E PAIXÕES POLÍTICAS", voltamos ao assunto.

.

O projeto foi apresentado ao então secretário de Governo, Tião Batata, o famoso físico Tião Galileu. O governo João Izael não deu qualquer resposta. O responsável por apresentar o projeto não recebeu qualquer retorno da administração publica, conforme apurou este blogueiro.

.

Essa unidade siderúrgica tem como produto tubos de aço sem costura para aplicação em extração e transporte de petróleo, cujo valor de mercado é bastante superior ao aço plano. Isso significa que uma produção bem mais reduzida, quando comparada com a siderurgia convencional, gera alta receita, em razão do produto ser de alto valor agregado e, conseqüentemente, é muito menos intensivo no uso da água. Para exemplificar: o preço de uma tonelada de tubo é várias vezes superior ao de uma tonelada de aço plano.
.

Processos siderúrgicos exigem grande quantidade de água. A USIMINAS tem outorga para captação de água no Rio Piracicaba de 51,9 milhões de metros cúbicos por
ano. Itabira não possui água em abundância para vasta produção siderúrgica, como ocorre em Ipatinga, mas a produção aqui não seria como a daquela cidade. E mercado para tubos é o que não falta no país.

.

O governo Izael não se propôs sequer a estudar a viabilidade, tanto que não respondeu. A empresa não é outra que não a VALLOUREC & MANNESMANN TUBES, o maior fabricante mundial, através de uma joint venture formada com a japonesa SUMITOMO, originando a VALLOUREC & SUMITOMO TUBOS DO BRASIL.
.

Nas palavras da própria empresa: "A nova fábrica brasileira de tubos se dedicará à fabricação de produtos tubulares petrolíferos (OCTG, inicias de Oil CountryTubular Goods) sem costura. Serão produzidos tubos com diâmetros de 168,3 mm a 406,4 mm e contará com instalações de tratamento térmico e linhas de rosqueamento." (...) "as empresas optaram por construir a usina em Minas Gerais porque esta localização lhes permite beneficiar-se de excelente acesso a mercados crescentes (incluindo América do Norte, Oriente Médio e África), bem como das vantagens comparativas favoráveis em termos de custos de fabricação e matérias-primas disponíveis."
.

A siderúrgica foi instalada na cidade de Jeceaba e prevê gerar 1500 empregos diretos, tendo atingido 7.000 postos de trabalho temporário no pico das obras, num investimento total de 1,6 bilhão de dólares. Em fase de funcionamento, estima-se que entre empregos diretos e indiretos poderão ser gerados até 5.000 postos. Além das empresas que da atividade derivam.
.

Dias atrás, a mídia chapa branca de Itabira 'comemorou' com o governo o fato de Izael ter cedido uma área de 6.600 metros quadrados no distrito industrial para a instalação de uma fábrica de tijolos ecológicos, uma área enorme. Ótimo que sejam ecológicos, mas a empresa gerará apenas 9 empregos, conforme noticiado. Perguntamos: a relação custo/benefício é compensatória? Nove empregos??? Não sabemos informar se o proprietário é ou não filiado ao 'grupão'.
.

Na última quarta-feira este blogueiro conversou com o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do primeiro governo de Izael, Sérgio Amaral, que estava no cargo quando da proposta para a prefeitura. Indagamos a ele sobre o caso, se tinha informações. Babem, respondeu que não sabia nada a respeito, que não foi comunicado. Agora pense, amigo leitor, o secretário da área diz que não foi comunicado sobre um empreendimento desse porte. É muito mais que um absurdo! Tem muito para ser esclarecido nessa história toda.
.

Tião Galileu, que foi contatado, tem tudo a dizer. Como era o secretário de Governo, é de se supor que comunicou integralmente ao prefeito, não manteria tal proposta escondida. Voltaremos ao assunto. O povo quer saber de tudo com a maior clareza, e tem direito de saber. O silêncio conhecido e notório dos governos do grupão da maracutaia não pode continuar. Nem explicações mentirosas serão aceitas. FALE AÍ, TIÃO GALILEU! FALE AÍ, JOÃO IZAEL!

13 comentários:

Anônimo disse...

PIG se assume
Jorge Furtado: a antiga imprensa, enfim, assume partido. Materia publicada no site VERMELHO.Para quem quiser conhecer (www.vermelho.org.br)
Luiz,estou postando ai acima este titulo de materia,que nos mostra o tamanho da nossa luta quanto a eleição de Dilma. Portanto se faz urgente abrirmaos mais a bandeira do debate eleitoral que se aproxima. A pedra já está cantada:`´É a midia hegemônica conra os interesses e avanços sociais conseguido pelo Presidente Lula e contra a continuação deste projeto por Dilma. Sei de sua postura enquanto pessoa,e sei tambem de sua posição pela ética e lhe peço que abra este debate de forma mais vigorosa em seu espaço que é muito visitado. Só assim poderemos equilibrar os pesos nesta eleição que se aproxima. Conto com vc nesta empreitada meu amigo.

Carlos Estevam (cacá)

Anônimo disse...

Meu Deus!!!!!
Pelas ações destes caras eles nutrem um odio sem limites por ITABIRA. nunca vi tamanho desprezo por um povo tão bom. Acordem Itabiranos,ali na prefeitura só tem inimigo da população,nunca vi tamanho descalabro. Luiz você está de parabens,continue este seu jornalismo investigativo,estaremos com vc aqui e quem sabe se vc um dia assumir uma provavel candidatura,precisamos de pessoas corajosas assim como vc,Itabia carece de verdadeiros Itabiranos,você honra o nome dos seus pais ZANON,estes sim foram bons Itabiranos empreendedores tambem mal compreendidos. Você está resgatando a divida que a historia tem para conosco e com sua familia. Parabens.

Anônimo disse...

Puta merda Luiz, este grupão que está mandando em Itabira está arrebentando a cidade de todojeito. Eles foram recebidos por ela e criaram aqui suas famílias, seus filhos mas não estão nem aí... Cospem no prato que comeram. Eles só querem saber do interesse deles e não da necessidade da população. Perder uma chance desta sem nem fazer um estudo é a maior prova que não se importam mesmo com os itabiranos. E ainda se uniram a itabiranos traidores que são iguais a eles, só querem o venha a nós. Não acredito que Sergio Amaral não sabia de nada. Mannesman não é qualquer empresasinha não. Quero ver o que a Acita tem pra dizer sobre isso. O grupinho lá é tudo fechado com o grupão, fazem pra panelinha, não tem visão empresarial e nem de futuro. E Tião Galileu e João Izael tem que falar averdade sobre isso sem aquele papo furado deles pra enganar as pessoas. É muito triste o que você publicou mas é um motivo a mais pro povo se unir contra este grupão e tirar esses irresponsaveis que fazem muita maracutaia do governo. VIVA ITABIRA. ABAIXO O GRUPÃO.

Anônimo disse...

Lula tá na crista da onda, e vai continuar, porque ele deu resposta as necessidades da população, principalmente a mais pobre. Gerou emprego e renda. Hoje todo mundo tem eletromésticos em casa, faz reformas na casa, melhorou a vida material. João Izael negou ao itabirano a chance de um emprego. Cinco mil empregos aqui é tudo que as pessoas querem e João Izael não quis nem saber. Matou na raiz a esperança dos desempregados de Itabira, de empregos melhores para quem já tem profissão e de um comércio mais forte e maior. Matou a chance de criação de muitas e muitas pequenas e médias empresas e dos empregos que elas também criariam. Tirou a chance de emprego dos jovens que todo ano chegam ao mercado de trabalho. Cai fora João Izael. E leva seu grupão junto.

Anônimo disse...

Esse Tião Batata e esse prefeito da maracutaia são doidos? Só pode. Será que eles responderam a proposta da Mannesmann e pediram uns 50% de sociedade e a empresa, que é mundial e muito séria, não quis mais saber de vir pra Itabira? E por isso eles ficaram caladinhos? Do jeito que eles fazem maracutaia quem garante que isso não aconteceu? Seja qual for o motivo quem pagou o pato mais uma vez foi Itabira. E as milhares de pessoas que poderiam se beneficiar com um bom emprego. O itabirano tem que reagir contra esse grupão da maracutaia.

Anônimo disse...

Quem tá chiando aí tem que entender que emprego em Itabira é só pros afilhados do grupão na prefeitura. O resto que se dane, não querem nem saber, é assim que fazem. Votaram neles? Agora aguentem.

Anônimo disse...

ÔÔÔ pede o Tião Galileu prá fazer uma fórmula pro Valério sô Talvez ele consegue algum bônus com o Home lá de cima - diga-se Deus - Se não vai achar que é Jão e esse naum manda nada só ... deixa prá lá....

Anônimo disse...

Ahhh,paara finalizar,vcs acham que esta sucia depois que sairem do mandato vai continuar morando no Brasil? Me engana que eu gosto. Os filhos de peron já moram nos States,e não duvido que as ilhas virgens não conheçam a cor da nossa grana.É isto que dá muitos pobres de espirito venderem seu voto,agora é só gemer e ranger de dentes. E o ministério publico nada né? Aí temmmmmm. SDS

Anônimo disse...

A imprensa de Itabira é comprada pelo governo sim, tá mais que na cara. Ela só noticia o que o governo quer. Quem lê acha que Itabira é uma cidade maravilhosa. Porquê as rádios e a defato, e o Diário de Itabira, não falam sobre essa siderurgia que não veio pra cidade? Todos eles lêm este blog. Mas são comandados pelo chefe do setor de imprensa da prefeitura, o fernando silva, e recebem muito dinheiro para ficarem em silencio enquanto as maracutais acontecem. É só por isso. se não tivesse uma midia como este blog ninguém ia saber de nada. Quem era Tião Galileu antes de entrar na prefeitura? O que ele tinha? Vá em frente Luiz, você honra a melhor imprensa.

Anônimo disse...

E esses vereadores de Itabira não fazem nada né? Ficam quietinhos, caladinhos, mansinhos, cordeirinhos do prefeito. Num tão nem aí pro povão, só procuram na hora de eleição.

Renata Vieira disse...

Este blog está um pouco equivocado. Será que as outras cidades que estão mais perto da Mannesmman, também não quiseram a empresa lá? O reitor da Unifei disse com todas as palavras que ela só veio para Itabira devido ao empenho de Sebastião Campos. Imagine: se eles tiveram 'peito' para trazer a Unifei para Itabira, não vão ter 'peito' para trazer uma pequena empresa como a Mannesmman?

Gilmar disse...

Renata vc esta um pouco equivocada em respeito da Vallourec & Mannesmann tubes.Não está acostumada com isso.Conhecem so a vale trabalho na unidade aki de belo horizonte a V&M DO BRASIL simplesmente lider em soluções premmiu sem costura do brasil.E o grupo Vallourec é lider mundial.Não é uma universidade que por sinal e muito boa.

Anônimo disse...

Trabalho na unidade da Vallourec aqui em bh otima empresa valoriza nós funcionarios e a comunidade ao seu redor com varios projetos,Itabira perdeu uma grande chance de tornar um berço de um grande siderurgica que hoje se localiza em Jeceaba-MG já ouviram falar?Nem eu cidade com apenas 6 mil habitantes que agarrou a proposta da Vallourec e ja cole frutos,Vários funcionarios estão trerinando aqui com nosco na usina Barreiro em bh e está faltando mão de obra.Sinto pena de minha querida cidade natal Itabira que está nas mãos desses crapulas.Há e só para lembrar A Renata a unifei veio para Itabira com o esforço do Governo do estado os de itabira foram convidados a participar do projeto,como também enchem a boca para falar nesta tal usina da Vale que também virou realidae com o esforço do Governo do estado,E a Vallourec Não é qualquer empresinha não como foi dito pela Renata ela é só lider mundial no seguimento e está entre as 16 melhores empresas para se trabalhar.