terça-feira, 13 de abril de 2010

A LUTA CONTINUA

O PRESIDENTE DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS, JOSÉ DA PENHA: "O MOVIMENTO CONTINUA"
.
Quando a coisa aperta, o prefeito João Izael corre para Aparecida do Norte, vai visitar a santa. Algumas pessoas já comentaram com este blogueiro que o altar que ele vai buscar é outro, disseram que vai é a um terreiro de macumba em São Paulo. Pode até ir ao santuário católico, falaram, mas vai também pro candomblé. nada contra, religião é algo pessoal. Na última sexta-feira voltou lá.
.
Só que, parece, a Senhora de Aparecida e os orixás viraram as costas para o Jonjones Pegagrana, como sua própria coligação o associou. Seu governo apronta maracutaias e mais maracutaias e ele vai lá pedir ajuda ao Divino. Reza, reza, reza, mas as maracutaias não param. Se Izael tivesse mesmo tanta fé como sempre alardeia, e tendo uma máquina de dinheiro nas mãos, como é a prefeitura itabirana, permitiria os descaminhos por que passa a cidade?
.
O funcionalismo público entrou em greve, Jonjones correu para Aparecida. Em lugar de desenvolver políticas públicas para atrair investimentos e empresas para Itabira, inchou a máquina pública com afilhados: o número de funcionários contratados, terceirizados e nomeados é o dobro do número de efetivos, ou mais. E os servidores de carreira seguem penalizados. Recusa-se a fornecer ao sindicato dos funcionários públicos a descrição da folha de pagamentos da PMI. De que tem medo?
.
Em assembléia ontem pela manhã, 12/4, em frente ao prédio da prefeitura, o presidente do sindicato, José da Penha, veiculou entrevista dada pelo Jonjones à rádio Itabira, dias atrás. Nela, o prefeito do grupão da maracutaia fala com todas as letras que Itabira não necessita mais de grandes investimentos, que a situação econômica do município está favorável, que agora é só ir levando.
.
Ora, se é assim, por que não concedeu reajuste ao funcionalismo no ano passado, como reclama o sindicato, e não atende à demanda atual? Por que não recebe os grevistas? Obras superfaturadas existem escancaradas aí na cidade, maracutaias muitas. Vários membros do grupão da maracutaia que estavam na tábua da beirada são hoje 'respeitáveis empresários', após rápida estadia na administração pública.
.
Mais, até o presidente da empresa Transportes Cisne, que faz o transporte coletivo urbano, Pedro Pires Guerra, foi assessor especial do gabinete do prefeito em governo do grupão da maracutaia, com salário lá em cima, sem nunca ter ido lá, conforme fomos informados. E o funcionalismo leva na cabeça.
.
Hoje à tarde cerca de 250 servidores fizeram uma passeata até a Câmara, chegando lá durante sessão plenária do legislativo. Os vereadores, pressionados, aprovaram um requerimento pedindo ao prefeito que retome as negociações, que para Jonjones já estão encerradas. Continuaremos acompanhando a greve, em outros posts.

7 comentários:

Anônimo disse...

Para Zanom,

divulgue!!!!!

A emprensa está com os olhos vendados para não divulgar isto entre o povo.

O Ministério Público determinou que a Prefeitura de Itabira tem 2 meses para colocar todos que passaram no concurso nas vagas pre estabelecidas.
Se a Prefeitura não colocar as pessoas está sujeita a penalidades judiciais.
Aqueles que não forem chamados entre esses meses para prestar exames de admição e adequar os quadros da PMI, deverão procurar o ministério Público e fazer a denuncia, pois nenum contratado podera ficar ou ocupar essas vagas, mesmo sendo cargos comissionados. As vagas são dos concursados po efeito de Lei.
João Peganagrana tera que tirar todos os contratados e comissionados para dar lugar aos concursados.

Anônimo disse...

O movimento dos servidores nos parece meio capenga. Carece o Sindicato de uma assessoria de imprensa competente, para fazer ecoar fora de Itabira o movimento grevista.
Ô Zé da Penha, sai fora desses efrains da vida e ouça os colegas. ORGANIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO. ASSIM SE FAZ UM MOVIMENTO.

Luiz do Mosaico disse...

O comentário está publicado, mas é preciso esclarecer que o assessor Efraim tem sido peça importante na organização do movimento. Talvez a comunicação possa mesmo ser melhorada. Em relação a Itabira é difícil, pois o grupão da maracutaia controla a mídia quase integralmente, a quase totalidade dos 'coleguinhas' é subserviente aos ditames governistas. São muito bons em reproduzir releases oficiais. De qualquer forma, comunicar, e esclarecer, mais é sempre muito bom.

Anônimo disse...

Concordo que a comunicação do Sindicato é muito fraca.
Mesmo com a imprensa de Itabira, quase toda calada, eles devem procurar a TV Alterosa, Record, Band, Globo, etc, etc, etc.
"Zanon, ajude-os. Eles não sabem o que dizem."

Luiz do Mosaico disse...

Engana-se o comentarista acima. A diretoria do sindicato dos servidores públicos sabe muito bem o que diz. Quem não sabe o que diz é o prefeito, que chegou a afirmar em entrevista à rádio Itabira que o município não precisa mais de grandes obras, está tudo bem, tudo OK, tudo bonitinho. Como a prefeitura é rica, nada como atender, então, às reivindicações do funcionalismo público. É mais que justo.

Patrícia Alvarenga Souza disse...

É. O sindicato sabe tanto o que diz e o que faz, que está prejudicando pessoas que não tem nada a ver com a indignação deles! Pessoas estão chegando atrasadas ao trabalho por causa do trânsito que está caótico devido a manifestação, que não tem nenhuma organização e nem responsabilidade. Isso já virou brincadeira! O prefeito já fez e faz tantas coisas para Itabira. É preciso parar, analisar e reconhecer. Mas, como dizem, nem Jesus agradou a todos!

Anônimo disse...

Luiz, obrigada pelo apoio e parabens pela escolha certa, ficar ao lado dos servidores nesta luta. o sindicato tem realizado um otimo trabalho, os encaminhamentos sao enviados em tempo hábil, os membros mostram-se animados e encorajados, as articulaçoes têm sido feitas. infelizmente a imprensa, a branca, nao noticia e qdo o faz maqueia os numeros e ainda usam de artificios q acabam por denegrir o movimento.Como é difícil lutar contra titans!